Turismo em Minas Gerais | Curiosidades sobre Minas Gerais

2
Foto por: Gerd Altmann por Pixabay
Atualizado em: 14/09/2022

16 Curiosidades sobre Minas que provavelmente você nem imaginava

 

Todo mundo adora uma curiosidade, não é?! E Minas tem muitas! Aqui vão algumas dicas sobre nossa querida Minas, e o melhor é que você pode conferir tudo isso de perto.

 

Você sabia que:

 

1. Minas Gerais já teve outros nomes

Nossa querida Minas já se chamou Campos de Cataguá, Minas Gerais do Ouro Preto, Minas Gerais dos Goitacazes, Capitania de Minas Gerais e Província de Minas Gerais.

 

2. Minas Gerais já teve mar

Tá aí uma notícia que todo mineiro gostaria de ouvir. Mas já tem um tempo, sabe?! Uns 550 milhões de anos. Quer evidências? Geólogos e paleontólogos encontraram em Januária, fósseis de antigos animais marinhos.

 

3. A 3ª maior cachoeira do Brasil está em Minas

 

Com 273 m de queda, a Cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro, é considerada uma das 7 maravilhas da Estrada Real. 

 

4. E 3 dos 5 maiores picos do país também

 

O Pico da Bandeira  é o 3º maior pico do Brasil e, com seus seus 2.892 m de altitude, é o  queridinho dos aventureiros. Está no Parque Nacional do Caparaó, entre Minas e o Espírito Santo.

 

Já a Pedra da Mina, na cidade de Passa Quatro, é o 4º maior pico do país, com 2.798 m.

 

O título de 5º maior está com o Pico das Agulhas Negras, no Parque Nacional do Itatiaia, entre Itamonte e Bocaina de Minas.

A lista não pára por aí, mas haja fôlego pra tanta altitude!

 

5. A maior estalactite do mundo fica no norte de Minas

Apelidada de Perna da Bailarina, a formação rochosa possui 28 m de comprimento e é até então a maior do mundo. Especialistas estimam que ela esteja em formação há 140 mil anos. Está  localizada na Gruta do Janelão, no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, entre Januária e Itacarambi.

 

6. Minas abriga o 3º maior complexo de lagoas do Brasil  

         

O Parque Estadual do Rio Doce possui 42 lagoas, além de concentrar a maior floresta tropical de Minas. Localizado entre Dionísio, Marliéria e Timóteo, é um espetáculo pra quem gosta de natureza.

 

7. Minas tem o maior acervo de Patrimônio Cultural da Humanidade declarado pela Unesco

 

Minas acumula 4  dos 14 Patrimônios Culturais da Humanidade hoje reconhecidos pela Unesco no Brasil. São eles os centros históricos de Ouro Preto e Diamantina, o Santuário de Bom Jesus do Matosinhos, em Congonhas e, o mais recente, Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em BH.

 

8. O teatro mais antigo em atividade das Américas fica em Ouro Preto

 

O Teatro Municipal de Ouro Preto, antes casa da ópera de Vila Rica, está em funcionamento desde 1769, é o mais antigo em funcionamento nas Américas. Sua estrutura é formada por três andares de plateia, e certamente é um dos mais belos no país.

 

9. Inhotim é o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo

Localizado em Brumadinho, o Instituto Cultural Inhotim expõem, em seus pavilhões, galerias e jardins, obras de relevantes artistas nacionais e internacionais.

 

10. O maior complexo cultural do Brasil fica em BH

 

O Circuito Liberdade é considerado o maior complexo cultural do país por concentrar 15 espaços culturais em volta da Praça da Liberdade.

 

11. BH é a 1ª cidade brasileira moderna planejada

 

Nascida em 1897, Belo Horizonte é considerada a 1ª cidade moderna que foi planejada no Brasil. Com influências do urbanismo francês, seu projeto incluía avenidas circulantes, zonas urbanas e suburbanas, quarteirões retangulares e avenidas em diagonal.

 

12. Na capital está o maior prédio de concreto suspenso no mundo

A maior edificação de concreto suspensa no mundo é o Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, com um vão livre de 147 m de comprimento e 26 m de largura.

 

13. O pai da aviação mundial é mineiro

Alberto Santos Dumont é conhecido como o pai da aviação por ter sido o primeiro a realizar um vôo em um avião a motor, sem equipamentos de lançamento, tendo sido reconhecido pela Federação Aeronáutica Internacional. Mas o que pouca gente sabe é que o mineiro criou outros utensílios muito importantes para a humanidade: o relógio de pulso, o chuveiro de água quente e o motor portátil.

 

14. O estado é a 4ª maior área territorial do país

Com 853 municípios e 586.522 km², cabem com folga dentro do seu território países como Alemanha (357.168 km²) ou Espanha (504.645 km²).

 

15. E a menor cidade do Brasil é mineira

Santa Cruz de Minas é a menor cidade brasileira. Tem só 3,5 km² e é menor que muitos bairros por aí.

 

16. E a menor basílica do mundo também fica em Minas

Singela e encantadora, a Basílica Ermida da Padroeira de Minas Gerais – Nossa Senhora da Piedade é a menor do mundo.

 

Leia também: 10 vezes que Minas provou ser a terra da gastronomia

 

Sobre o Autor

Júnia Gontijo Cândido

Turismóloga, apaixonada pela vida ao ar livre, dogs, livros, séries e rock'n'roll.

Comentários

O que eu procuro em Minas?