O Sítio Arqueológico Pedra Pintada, localizado na Serra da Conceição, a 1070 m no nível do mar, é reconhecido em 2005, pela UNESCO por sua importância ambiental e cultural, e por integrar o conjunto montanhoso da cadeia do Espinhaço.

Seu valor cultural foi reconhecido pelo dinamarquês Peter Lund, responsável por muitas das pesquisas arqueológicas em Minas Gerais. Atualmente o sítio é objeto de estudo de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Ao longo de seus três paredões, os visitantes podem admirar as 122 pinturas que foram feitas com pigmentos minerais em vermelho, amarelo, ocre, negro, branco e alaranjado, pinturas essas com idades estimadas em cerca de 7000 anos, e que foram executadas com as mãos ou através de algum tipo de pincel.

Sítio Arqueológico da Pedra Pintada encanta ao visitante e remete a uma autêntica viagem no tempo.

Tel.: (31) 99718-2923

Sítio Arqueológico Pedra Pintada, -

CEP 35.970-000 - Barão de Cocais - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

O Sítio Arqueológico Pedra Pintada está localizado no Distrito de Cocais, município de Barão de Cocais/MG, a 90 km de Belo Horizonte, 670 km de São Paulo e 494 km do Rio de Janeiro. O distrito localiza-se entre a sede de Barão de Cocais e a Rodovia BR-381. É possível utilizar o transporte público, descendo no trevo próximo ao distrito, utilizando-se os ônibus que saem da rodoviária de Belo Horizonte diariamente. Uma opção interessante, mas que exige o táxi, é utilizar o transporte ferroviário, a partir de Belo Horizonte ou Vitória, descendo na estação Dois Irmãos, em Barão de Cocais.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Não guiada, Auto-guiada, Guiada

Entrada

Paga

Valor: R$10,00

Atividades realizadas

Visitas turísticas e pedagógicas

Acessibilidade