Turismo em Minas Gerais | Minas Gerais Tendência do Turismo

1.231
Foto por: Ricardo Canibal - Espera Feliz
Atualizado em: 21/09/2022

 12 motivos que tornam Minas Gerais a grande tendência em turismo no Brasil

 

Minas é tendência quando o assunto é turismo e a gente pode provar. Descubra, conheça, visite Minas Gerais!

 

 

Minas Gerais se tornou um dos lugares mais queridinhos no Brasil e no mundo quando o assunto é turismo.

Cada dia mais as pessoas estão em busca de explorar os destinos mineiros, viver novas experiências, conectar-se com a natureza, a cultura e com a rica cozinha mineira.  A busca pelo estado só cresce no maior site de buscas da atualidade e não é à toa.

Dá uma olhada nessa lista que preparamos e fala se não tem motivo de sobra para você querer viajar para esse estado “bom demais da conta”.

 

1. Minas está entre os 10 destinos mais acolhedores do mundo

 

Foto: Monte Verde, distrito de Camanducaia, considerada a 2ª cidade mais acolhedora do Brasil.

 

De acordo com a Premiação Traveller Review Awards (2021), promovida pela lista divulgada pela Booking.com, Minas Gerais ocupa o 10º lugar no ranking, único representante do Brasil na premiação. Antes de Minas estão destinos de Taiwan, Eslováquia, Áustria, Nova Zelândia, Canadá, Argentina, Chile e Estados Unidos.

Já na lista dos 10 destinos mais acolhedores do Brasil, os destinos mineiros aparecem ocupando 3 posições: Monte Verde, distrito de Camanducaia (2º lugar);  Lavras Novas, distrito de Ouro Preto (7º lugar) e a região da Serra do Cipó, representada por Santana do Riacho (10º).

 

2. Minas é o destino brasileiro que mais cresce no turismo

Recentemente a Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV) divulgou uma pesquisa em que divulgou um impressionante desempenho no crescimento do turismo em Minas Gerais em comparação aos outros estados brasileiros.

De acordo com a ABAV, com a melhora nos indicadores que monitoram a pandemia da Covid-19, o turismo em Minas Gerais cresceu quase 20%, enquanto os outros estados brasileiros cresceram 11%. 

 

3. Minas é o destino mais seguro do Brasil em 2021

De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Minas Gerais é o estado mais seguro do país em 2021.

Os dados para este estudo consideram os meses de janeiro a junho de 2021. Mesmo antes dos resultado da última pesquisa, Minas Gerais ocupava boas colocações no ranking da segurança pública nacional.

 

4. Minas tem o aeroporto internacional mais pontual do mundo

 

Foto: Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. 

 

Segundo relatório da  empresa global de dados de aviação (Cirium),  o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte foi considerado o mais pontual do mundo entre os aeroportos de porte médio, ficando com um índice de pontualidade de 97,25%.

Aqui em Minas a gente não perde o trem, muito menos o vôo.

 

5. Minas é a terra da gastronomia

 

Foto: Queijo do Serro.

 

Na 5ª edição do concurso Mondial Du Fromage, que acontece em Tours (França), e premiou os melhores queijos do mundo, os produtores de queijo de Minas Gerais voltaram trazendo 40 das 57 medalhas que os queijos brasileiros receberam. Foram 4 medalhas super ouro, 5 ouro, 17 prata e 14 de bronze. Essa premiação só reflete o carinho, cuidado e o quanto levamos a sério a cozinha mineira. Existem diversas opções de roteiros gastronômicos pelo estado para conhecer a nossa rica produção de queijos, cada um em uma região turística, com suas peculiaridades e sabores.

Além disso, BH é considerada a capital mundial de bares e botecos, são 28 bares a cada km². Além disso, a capital mineira tem o título de Cidade Criativa da Gastronomia, pela Unesco, título este conferido a apenas 36 cidades no mundo todo.

Aqui tem história e sabor!

 

E não acaba por aqui. Minas tem atrações turísticas incríveis!

 

6. Minas tem o maior acervo de bens tombados como Patrimônio Cultural da Humanidade declarados pela Unesco

Minas abriga 4 dos 14 bens tombados como Patrimônio Cultural da Humanidade no Brasil. São eles os centros históricos de Ouro Preto e Diamantina, o Santuário de Bom Jesus do Matosinhos, em Congonhas e, o mais recente, Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em BH.

 

7. Minas oferece muitas opções de cidades históricas pra você voltar ao passado

 

Foto: Paisagem da linda e sossegada Catas Altas, na Praça Monsenhor Mendes.

 

As cidades coloniais mineiras mais conhecidas no estado são aquelas que guardam bens tombados como Patrimônio Cultural da Humanidade, mas existem muitas outras opções de cidadezinhas que contam a história do Brasil. Alguns exemplos são as belas Catas Altas, Caeté,Itabira,Mariana, Paracatu, Sabará, Santa Bárbara, Santana dos Montes, Serro, São João del Rei, Tiradentes.... A lista é imensa.

 

8. A 3ª maior cachoeira do Brasil está em Minas

Sim, a belíssima Cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro é a maior cachoeira de Minas e a 3ª maior do Brasil.

 

9. Minas abriga três dos maiores picos do país

Pico da Bandeira  é o 3º maior pico brasileiro, fica no Parque Nacional do Caparaó. Já a Pedra da Mina, na cidade de Passa Quatro, é o 4º do ranking. O título de 5º maior está com o Pico das Agulhas Negras, no Parque Nacional do Itatiaia, entre Itamonte e Bocaina de Minas.

 

10. A maior estalactite do mundo fica no norte de Minas

 

Foto: Tentando registrar de perto a gigantesca Perna da Bailarina, a estalactite que entrou no livro dos recordes como a maior do mundo. 

 

Apelidada de Perna da Bailarina, a formação rochosa possui 28 m de comprimento e é até então a maior do mundo. Especialistas estimam que ela esteja em formação há 140 mil anos. Está  localizada na Gruta do Janelão, no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, entre Januária e Itacarambi.

 

11. Minas abriga o 3º maior complexo de lagoas do Brasil 

Parque Estadual do Rio Doce possui 42 lagoas, além de concentrar a maior floresta tropical de Minas. Localizado entre DionísioMarliéria e Timóteo, é um espetáculo pra quem gosta de natureza.

 

12. Minas abriga o maior reduto de cavernas do Brasil

De acordo com a Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), Minas Gerais possui 2.471 cavernas cadastradas.

Da natureza à cultura, da cozinha mineira ao artesanato. Minas oferece verdadeiros espetáculos para quem percorre nossas terras.

Tem espetáculo de simpatia, acolhimento, boa gastronomia e, como não pode deixar de faltar, de pontos turísticos!

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Visite Minas Gerais (@visiteminasgerais)

 

 

"É tempo de respirar um pouco de Minas. Descubra, conheça, visite Minas Gerais!"

 

Conta pra gente nos comentários qual ou quais destinos em Minas estão na sua listinha das próximas viagens. Estamos muito curiosos!

 

Conheça top 21 destinos em Minas Gerais.

 

 

 

Sobre o Autor

Júnia Gontijo Cândido

Turismóloga, apaixonada pela vida ao ar livre, dogs, livros, séries e rock'n'roll.

Ane Lopes

Autora do seu próprio destino.Vive intensamente os desafios e multiplicidade de papéis da mulher moderna.Compartilha suas experiências de mineira e turismóloga.

Comentários

O que eu procuro em Minas?