Foto: Mario Ângelo

O Circuito Turístico Caminho Novo têm expandido sua variedade e qualidade de cervejas artesanais, que estão entre as melhores de Minas Gerais, contudo, essa região do Sudeste Mineiro também encanta seus visitantes pelo pioneirismo da sua história, os belíssimos atrativos culturais e por se tratar do berço de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação.

Por onde você vai passar

Como dividir sua viagem

Dia 1

Juiz de Fora
Visita ao ”shopping ao céu aberto” no centro da cidade, com ruas e galerias inseridos em um conjunto arquitetônico estilo art déco e art noveau e aproveitar para fazer compras, incluindo o Mercado Municipal, com produtos artesanais e rurais, outro atrativo é o Cine Theatro Central, tombado pelo Iphan e destaca-se pela arquitetura majestosa e com pinturas de Ângelo Bigi. A noite a sugestão é conhecer as Cervejarias Artesanais que resgatam a cultura cervejeira, em que o turista conhece o processo de fabricação, sua história e a influência da cultura alemã na região. Ao final, degustação de cervejas com aromatização.

Dia 2

Juiz de Fora/Matias Babosa
Comece o dia com uma viagem no tempo através de uma visita ao Museu Ferroviário de Juiz de Fora e um passeio pela centenária Estrada União Indústria com direito a parada no Espaço Cultural da Usina de Marmelos Zero, a primeira Usina Hidrelétrica da América Latina. Seguindo em direção a Matias Barbosa, acompanhe os marcos da Estrada Real e visite os misteriosos túneis da Capela do Rosário, patrimônio histórico nacional. Finalize o seu dia em Matias Barbosa tomando uma cachaça típica mineira no alambique local e conhecendo a Casa do Artesão Caminho Novo, ótima opção para adquirir artesanatos e doces da região.

Dia 3

Santos Dumont
Visita ao Museu de Cabangu, casa natal de Santos Dumont, Praça Bagatelle, onde há a réplica do 14 Bis e, finalmente, uma parada para contemplação da beleza natural da Represa da Ponte Preta. Durante o percurso, avistam-se belas paisagens naturais, antigas fazendas, algumas inscrições em pedras, além de dois chafarizes que serviam como parada de tropeiros que vinham do interior de Minas Gerais levando ouro para o Rio de Janeiro, na época do Brasil Colônia

Atrações para você visitar