Turismo em Minas Gerais | Cidades históricas de Minas

Pegada Ecoturismo

marechal falconiere, 383 - europa
(31) 99591-5926 (31) 99591-5926

Descrição

Minas Gerais é um estado que carrega em suas construções e ruas de pedras grande parte da histórica do Brasil, principalmente do período colonial e à época da exploração do ouro.

Desvendar a Estrada Real e todos os seus mistérios é um privilégio. São caminhos que foram abertos pela Coroa Portuguesa no século XVII, com o objetivo de transportar o ouro extraído do interior de Minas Gerais para o litoral do Rio de Janeiro, de onde era levado para a Europa. Deste período ficaram as riquíssimas igrejas, lindos casarões tombados e muitas memórias espalhadas pelos museus, praças e ruas de paralelepípedo e caminhos de terra.

Para conhecer todos esses importantes tesouros históricos, arquitetônicos e artísticos, entre outros, a Pegada Ecoturismo criou um roteiro turístico, que te leva pelas principais cidades mineiras históricas, sendo eles Ouro Preto, Congonhas, Tiradentes e São João Del Rei. Uma verdadeira viagem no tempo!

Um tour cheio de riquezas culturais e história para ver, admirar (e colecionar), passeios que nos fazem viajar no tempo, gastronomia dos deuses e a velha e boa hospitalidade mineira.

Saída: Diária

2 a 15 pessoas

Serviços disponibilizados

Duração: 6 dias

  • Dia 1

    1º DIA – CONFINS / BELO HORIZONTE / OURO PRETO Partida do Aeroporto Internacional de Confins ou local previamente combinado para inicio da viagem com destino à Ouro Preto (Aproximadamente 3h viagem). Chegada em Ouro Preto e check in na Pousada.
  • Dia 2

    2º DIA – OURO PRETO Após o café da manhã, caminhada pelo centro histórico de Ouro Preto, visitando os principais pontos: Igreja Nossa Senhora do Pilar, que foi inaugurada em 1733, é a igreja mais rica em ouro de Minas Gerais (no subsolo funciona o Museu da Prata); Igreja São Francisco de Assis – a mais famosa de Ouro Preto – é considerada obra prima de Aleijadinho; Casa dos Contos que serviu para diversos fins, casa da moeda e cárcere para os inconfidentes; Museu da Inconfidência, este reúne em seu acervo, documentos e objetos que evocam a Inconfidência Mineira e obras diversas do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais; conheceremos também o Museu do Oratório, sediado na antiga Casa do Noviciado. O museu reúne peças de diferentes estilos que resgatam os tradicionais costumes religiosos das famílias mineiras. (Almoço no centro de Ouro Preto) Pernoite Ouro Preto
  • Dia 3

    3º DIA – OURO PRETO / CONGONHAS DO CAMPO / TIRADENTES Após o café da manhã, traslado para a cidade de Congonhas do Campo (aproximadamente 2 horas). Visita ao Santuário de Bom Jesus do Matosinho, para conhecer a obra máxima de Aleijadinho: as 66 figuras da Paixão, esculpidas em cedro e as estátuas dos 12 profetas talhadas em pedra-sabão. Traslado para a cidade de Tiradentes (aproximadamente 2 horas). Chegada e check-in na Pousada. Noite Livre
  • Dia 4

    4º DIA – TIRADENTES / BICHINHOS / MAZUMA MINEIRA Após o café da manhã saída para Bichinhos. Um sofisticado artesanato de reconhecida qualidade é feito pelos moradores e por crianças que, depois da escola, se dedicam a aprender o ofício. Nesse vilarejo funciona a sede da Oficina de Agosto, cujo nome atraente sugere a beleza inusitada dos objetos artesanais lá produzidos. Cerca de 40 pessoas se revezam na confecção coletiva de objetos para casa, inspirados na cultura brasileira. Que tal conhecer o processo de produção de uma boa cachaça artesanal? A MAZUMA MINEIRA é o local ideal para aprender sobre cachaça, bebida cada vez mais apreciada. Desde o canavial até o armazenamento, nossa equipe explica como uma boa cachaça artesanal é produzida. Tudo isso com uma linda vista para a Serra de São José. Não apenas uma visita, mas também uma aula dinâmica para todos os perfis de curiosos. Visita guiada Mazuma Mineira – O local tem como proposta expor ao visitante todo o processo produtivo: desde a área do plantio da cana, até a adega onde ficam armazenados nossos barris e tonéis de diversas madeiras; visando agregar valor à cachaça de qualidade, feita artesanalmente, produzida com zelo e calma inerentes a comunidade do Bichinho. -Opcional: Casa Torta A Casa Torta é divertida, aconchegante e surpreendentemente torta. Um espaço de recordações, lúdico e interativo que agrada aqueles que gostam de cor, riso, poesia e arte. Traslado até Tiradentes e caminhado pelo centro histórico, conhecendo o Chafariz de São José, considerado o mais belo chafariz do Brasil, e a Igreja Matriz de Santo Antônio que possui em seu interior um belo órgão, considerado um dos 15 mais importantes do mundo. Pernoite Tiradentes e noite livre.
  • Dia 5

    5º DIA – TIRADENTES / SÃO JOÃO DEL REI Após o café da manhã, passeio de trem Maria Fumaça que vai de Tiradentes para São João Del Rei. Visita ao centro histórico e a peculiar Igreja São Francisco de Assis, grande referência da arquitetura religiosa colonial de São João Del Rei. Traslado (aproximadamente 30min) até Tiradentes. Obs: O passeio de Maria Fumaça é realizado somente aos sábados e domingos Retorno para Tiradentes Tarde livre. Pernoite Tiradentes
  • Dia 6

    6º DIA – TIRADENTES Após o café da manhã, traslado (aproximadamente 4 horas) para Belo Horizonte/Aeroporto de Confins. Fim dos nossos serviços, até sua próxima viagem! A ordem dos passeios poderá sofrer alterações a critério do guia, sem prejuízo para o cliente, ou seja, não será obrigatoriamente a descrita no roteiro, devido à fatores climáticos, motivo técnico, logística ou força maior.