Turismo em Minas Gerais | Travessia Lapinha x Tabuleiro – Serra do Espinhaço – Opcional conforto

Pegada Ecoturismo

marechal falconiere, 383 - europa
(31) 99591-5926 (31) 99591-5926

Descrição

A travessia Lapinha x Tabuleiro, é uma das mais clássicas travessias no setor sul da gigantesca Serra do Espinhaço, uma cadeia montanhosa que se estende por mais de 1.200 quilômetros, indo da região central de Minas Gerais ao norte da Bahia. A expedição inicia no bucólico distrito Lapinha da Serra, localizado no município de Santana do Riacho e termina em Tabuleiro, distrito à 19km da sede de Conceição do Mato Dentro se destacando pelas montanhas, vales e cachoeiras ao longo do caminho.

Esta clássica aventura de 37km no principal circuito da Serra do Cipó, cujo objetivo de quem parte da paradisíaca Lapinha da Serra é chegar à terceira queda d’água mais alta do Brasil, a famosa Cachoeira do Tabuleiro. Ao todo são 273m, um incrível paredão rochoso que se forma e onde descem as águas frias e cristalinas, desaguando em um enorme poço para banho. No caminho, os mais belos cenários da Serra do Espinhaço, o rico ecossistema local e uma parada para acampamento à noite, onde testemunharemos a simpatia interiorana e a típica culinária mineira.

A travessia Lapinha x Tabuleiro é sem dúvida um excelente cartão de visita para quem deseja iniciar nas terras que parecem sem fim da colossal Serra do Espinhaço.

E para essa travessia temos duas opções de hospedagem, camping e abrigo na famosa Casa seu Zé, sendo o abrigo uma excelente opção para quem ainda não dispõem de equipamentos de trekking como Barraca p/ camping, Mochila cargueira, Saco de dormir e Isolante térmico.

Obs.: O abrigo é compartilhado até 5 pessoas (mesmo sexo), temos limites de vagas.

Saída: Diária

2 a 12 pessoas

Serviços disponibilizados

Duração: 2 dias

  • Dia 1

    1º dia – Vilarejo da Lapinha da Serra - Casa do Sr. Zé Dolinta e Dona Maria Às 9h00 café da manhã no vilarejo da Lapinha da Serra (Já incluso no valor do pacote). Às 9h30 Partiremos de Lapinha da Serra pelo trajeto tradicional, percorrendo uma distância aproximada de 19km até nosso destino, com parada na prainha para descanso e paradas regulares rápidas para fotos e lanche. Chegada prevista no nosso ponto de apoio às 16h00 Banho quente, jantar, camping já inclusos no pacote.
  • Dia 2

    2º dia – Casa do Sr. Zé Dolinta e Dona Maria - Sede Parque Natural Municipal do Tabuleiro Vamos acordar às 06h00, tomar café da manhã e iniciar a caminhada por volta das 07h00, em direção à sede Parque Municipal Natural de Tabuleiro. Neste dia iremos caminhar em torno de 17km. Este dia iremos conhecer a parte Alta da Cachoeira do Tabuleiro, Mirante lateral da cachoeira e canion que leva ao topo da Cachoeira do Tabuleiro. Chegada prevista à sede do parque às 16h. O grupo poderá tomar banho no vestiário do parque e trocar de roupa, para retorno à BH. No retorno para BH faremos uma parada na Serra Cipó para uma refeição reforçada.