Turismo em Minas Gerais | Itatiaia Lado B: Pedra do Sino e Chapada da Lua

Montanero Expedições

Rua Barbosa de Resende, 142 - Grajaú
(31) 99107-5305 (31) 99107-5305

Descrição

O planalto do Itatiaia possui uma formação rochosa distinta de toda a Mantiqueira. Suas pedras esculpidas pelo vento e pela água ao longo do tempo impressionam nossos olhares como verdadeiras obras de arte. Para quem já conhece o emblemático Pico das Agulhas Negras (2.791m) ou a Serra das Prateleiras (2.515m), símbolos do Parque Nacional do Itatiaia, não pode deixar de conhecer o Lado B deste cenário. A proposta desta expedição é acessar suas cristas pouco conhecidas e não menos impressionantes. Vamos subir a enigmática Pedra do Sino (2.670m), 9º pico mais alto do Brasil, além da curiosa Chapada da Lua. O caminho inclui o Circuito Cinco Lagos e favorece visuais de distintas perspectivas do Vale do Aiuruoca, Ovos da Galinha, Vale dos Gigantes, a pitoresca Asa de Hermes e Pedra do Altar, enriquecendo ainda mais esta nova experiência no Itatiaia.

Saída: Diária

2 a 12 pessoas

Serviços disponibilizados

- 2 noites em Pousada c/ café da manhã em acomodação coletiva - Transfer in-out montanha - Alimentação integral (café da manhã, lanche de trilha e jantar quente) - Taxa de entrada do PARNA Itatiaia - Equipamentos de segurança - Guias Montanero - Quarto em pousada para banho no final da expedição - Seguro contra Acidentes Pessoais - Rastreamento via satélite SPOTGen3

Duração: 3 dias

  • Dia 1

    Deslocamento da cidade de origem até a cidade de Itanhandu/MG. Transfer da rodoviária para pousada se necessário. Pernoite em acomodação coletiva. Jantar não incluso.
  • Dia 2

    Após café da manhã, transfer de 1h30 até a entrada do Parque. O trekking começa na portaria da parte alta do Itatiaia e segue o Circuito dos 5 Lagos, por aproximadamente 6km, sendo a maior parte de descida, até a Cachoeira do Aiuruoca. Logo após encaramos uma ascensão de 2km até o topo da Pedra do Sino, passando pela pitoresca formação conhecida como Ovos da Galinha, subindo rampas e blocos de pedra empilhados. Em seguida, descemos pela mesma rota de acesso ao cume, cruzamos novamente o rio Aiuruoca e mudamos de direção margeando a face sul da Pedra do Altar - 11º do ranking com 2.665m de altitude (que poderá ser acessada conforme o ritmo do grupo. No caminho de volta, ainda teremos pela frente um visual incrível das Prateleiras e Morro do Couto, até chegar ao ponto inicial, para pegar o transporte até um típico hostel no alto da Serra muito frequentado por montanhistas. Jantar quente, open-bar e pernoite em quartos coletivos.
  • Dia 3

    Após café da manhã, transfer mais rápido até o Parque. Iniciamos com uma caminhada de 4km de aproximação do grande maciço rochoso do Agulhas Negras. Bem próximo ao paredão seguimos na direção da desconhecida Chapada da Lua, mais uma singular formação rochosa do planalto do Itatiaia. A subida passa na base da Asa de Hermes (que também poderá ser acessada se o guia achar viável de acordo com o ritmo do grupo). A subida é curta, porém exige maior destreza dos participantes para transpor os blocos de pedra, sendo alguns trechos de trepa pedra e passagem por fendas, mas de pouco desnível, até alcançar o topo da Chapada, que justifica seu nome pela alusão visual que se tem da cratera lunar. Depois de desvendar mais uma face pouco visitada do Itatiaia, faremos a descida pela mesma rota até a portaria do parque. Transfer para a pousada e banho disponível antes de retornar para casa.

Por onde você vai passar

Atrações que você vai visitar