Turismo em Minas Gerais | Expedição Pico do Itacolomi

Montanero Expedições

Rua Barbosa de Resende, 142 - Grajaú
(31) 99107-5305 (31) 99107-5305

Descrição

Há mais de 300 anos o Pico do Itacolomi serviu como farol para os primeiros bandeirantes que adentraram pelo rio das velhas em busca do ouro, onde hoje se encontra a histórica cidade de Ouro Preto, que possui o maior conjunto barroco do mundo e considerada Patrimônio Cultural da Humanidade. Hoje, o Pico do Itacolomi dá nome ao Parque Estadual que protege um ecossistema de grande biodiversidade, caracterizado pela transição entre dois importantes biomas brasileiros: o Cerrado e a Mata Atlântica.

A proposta deste roteiro é fazer um hiking (bate e volta) de 12km até o Pico do Itacolomi, ponto mais alto do Parque com 1.772 metros. A trilha tem baixa nível de dificuldade técnica e trechos curtos com desnível acentuado, ideal para para levar crianças ou mesmo para quem está é iniciante em trekking. Ficaremos acampados dentro do parque com infraestrutura de vestiário, cozinha e local para fogueira. No entorno da área de camping, há outras opções de caminhadas mais curtas, com trilhas interpretativas, visitas ao Museu do Chá e a Casa Bandeirista, além de um lago para quem quiser nadar.

Saída: Diária

6 a 12 pessoas

Serviços disponibilizados

- Taxas de entrada no Parque Estadual do itacolomi - 2 pernoites em acampamento - Estrutura completa de acampamento - Alimentação integral durante a travessia (lanche de trilha, jantar e café da manhã) - Guias locais especializados - Taxa de entrada na Mina da Passagem - Seguro contra Acidentes Pessoais - Rastreamento via satélite SPOTGen3

Duração: 3 dias

  • Dia 1

    Encontro do grupo no Centro de Visitantes no Parque Estadual do Itacolomi, Ouro Preto/MG, das 14h às 16h. Preparação coletiva do acampamento e do jantar. Pernoite em barracas.
  • Dia 2

    Café da manhã às 7h e início da caminhada às 8h para o Pico do Itacolomi. São 8km no total (ida e volta) em trilha ao céu aberto, passando por campos de altitude e afloramentos rochosos nas partes mais altas da serra, onde predominam as gramíneas, sempre vivas, orquídeas e canelas de ema. Da base do pico teremos uma vista panorâmica da cidade de Ouro Preto e região do entorno. Depois de um piquenique voltamos pelo mesmo caminho até o acampamento. Opção de nadar no lago do Parque. Pernoite em barraca e jantar.
  • Dia 3

    Após café da manhã, trilha curta com abordagem de educação ambiental e visita aos atrativos próximos à sede do Parque: Casa Bandeirista e Museu do Chá. Após desmontar o acampamento, seguiremos de carro até a Mina da Passagem, a maior mina de ouro aberta a visitação do mundo. A descida para as galerias subterrâneas se faz através de um trolley em um percurso de 350m de extensão e chega a 120m de profundidade. Lá em baixo se vê um lago de águas cristalinas, galerias e salões escavados desde o início do século XVIII, de onde foram retiradas até hoje cerca de 35 toneladas de ouro. Após a visitação que dura em média 45min, finalizamos nosso roteiro previsto até as 16h.

Por onde você vai passar